Snack-Bar Galiota (Ericeira)

Na senda de recantos "atascados", trago-vos hoje o Café, Snack Bar Galiota, na Ericeira.
Há quem diga que a voltinha à Ericeira domingo à tarde é a chamada voltinha saloia, rivalizando as gentes da Margem Norte, com o passeio no calçadão da Costa da Caparica das gentes da Margem Sul. Não estará longe da verdade, com a diferença que na Ericeira encontramos Porsches e BMW X6 no mesmo ratio com que se encontram Fiat Punto e Ford Fiesta no parque de estacionamento em frente ao Barbas na Costa.

Entrada
Terra turísitica e de pescadores, esta localidade costeira da chamada "zona saloia", é conhecida pelo campeonato mundial de surf que aqui se realiza todos os anos. É também conhecido pelas marisqueiras em frente ao mar, que estão espalhadas como cogumelos, e pelos restaurantes típicos que encontramos esquina sim esquina não.

Mas do que vos quero falar hoje é de algo tão prosaico quanto duas fatias de pão tostado a esmagar queijo derretido, tomate, carne e maionese. O Galiota só tem uma única especialidade e é por ela que dezenas de pessoas acorrem a este tasco à entrada da Ericeira:
Tostas.

Atlântico a fazer companhia ao repasto
Tostas em pão saloio (é a terceira vez que uso esta expressão neste post...), tostas simples, saborosas e... gigantes. O Galiota serve tostas às dezenas. Podem não ser as melhores tostas do mundo, ou as mais gourmet, mas são de certeza das maiores que estes maxilares já mastigaram.

A variedade é simples. Há a tosta mista, a de frango com queijo, maionese e alho (que se recomenda), a de salsicha, de carne picada ou carne assada. Todas elas vêm servidas em cima de uma tábua de madeira e são apresentadas em dois tamanhos. Meia tosta e tosta inteira. Uma tosta inteira dá para duas pessoas e a meia tosta enche o bucho para a tarde inteira. Ficamos reconfortados e com energia suficiente para ir apanhar o vento fresco do atlântico junto ao porto de pesca num qualquer fim de tarde (excepto se for a um feriado, vá-se lá saber porquê).

"Meia" tosta...
O Galiota é o exemplo perfeito da chamada comfort food, e embora esteja sempre cheia de famílias com míudos barulhentos, o ruído é reduzido a metade quando as tostas são servidas. Para além do fecho aleatório aos feriados devem também ter atenção ao facto desta casa não ter multibanco e, se decidirem vir comer uma tosta ao domingo, a hora ideal é entre as 12:30 e as 14:30, pois a partir das 15:00 é quando começam a chegar os clientes da voltinha saloia e estacionar à volta torna-se uma tarefa quase impossível.

Vale a pena vir da Margem Sul para a costa oeste para vir provar esta tosta enquanto se olha o Atlântico ao fundo. O marisco fica para outro dia.





Comentários